quarta-feira, 9 de maio de 2012
Um pouco de cultura e informação...
Uma coisa que sempre procuro saber é o significado dos Doodle que o Google coloca às vezes em sua página... Hoje eles homenageiam Howard Carter e, como uma apaixonada pelo Egito antigo, segue abaixo um texto sobre o dia de hoje e os feitos deste arqueólogo brilhante.
"Howard Carter descobridor da tumba de Tutankhamon
O arqueólogo egiptólogo Howard Carter, descobridor da tumba de Tutankhamon, é homenageado com um doodle pelo Google.
Howard Carter nasceu em 09 de maio de 1874, na pequena cidade de Kensington na Inglaterra. Filho caçula de Samuel John Carter, um aquarelista que pintava principalmente retratos de animais para proprietários de terras locais. Howard aprendeu os fundamentos do desenho e pintura.
Howard Carter desenvolveu um interesse precoce no Egito, aos 17 anos, sob a influência de Lady Amherst, um conhecida da família, partiu para Alexandria, no Egito. Foi sua primeira viagem fora da Inglaterra, e foi trabalhar com o Fundo de Exploração do Egito como um traçador, copiado desenhos e inscrições em papel para um estudo mais aprofundado.
Sua primeira missão foi em Bani Hassan , onde ele foi incumbido de gravar e copiar as cenas nas paredes dos túmulos dos príncipes do Médio Egito. Diz-se que ele trabalhou diligentemente ao longo do dia, e dormia com os morcegos nos túmulos durante a noite.
Porém foi sob a direção de William Flinders Petrie que Carter desenvolveu-se como um arqueólogo. Petrie é considerado como um dos melhores arqueólogos de campo deste tempo, mas ele não acreditava que Carter algum dia se tornaria um bom escavador. Mas Carter provou que Petrie estava errado, desenterrou várias descobertas importantes, durante este período de treinamento. Carter também trabalhou sob Gaston Maspero, que se tornou mais tarde o diretor do Serviço de Antiguidades Egípcias.
Como o artista Princípipal de escavações do Fundo de Exploração egípcio em Deir el Bahari , sob a direção de Edouard Naville, no Templo da rainha Hatshepsut , Carter aperfeiçoou suas habilidades de desenho e fortalecer suas técnicas de escavação e restauração. Em reconhecimento pelos seus esforços o diretor do Serviço de Antiguidades do Cairo, Gaston Maspero, em 1899, nomeou Carter "Inspetor de Monumentos no Alto Egito e na Núbia". Maspero concordava com Davis no esgotamento do Vale dos Reis e pessoalmente achava que Tutankhamon havia sido sepultado na tumba de seu pai, Amenhetep III, e que sua múmia havia sido destruída nas perseguições levadas a cabo contra os participantes da reforma de Akhenaton.
Em 1903 Carter afastou-se do Serviço de Antiguidades por causa de uma briga com franceses bêbados que tentaram, numa expedição de cópia de hieróglifos, entrar à força na barraca onde estavam a esposa de Petrie e três moças aprendizes.
Os franceses, derrubados a socos, levaram o caso ao consulado francês que exigiu de Howard Carter uma retratação formal. Com a veemente recusa de Carter, Petrie teve, a contragosto, que dispensá-lo. Daí em diante Carter guiou excursões, vendeu suas aquarelas aos turistas e negociou com antiguidades. No entanto, buscando financiamento privado para os trabalhos de escavação, Carter tornou-se o Supervisor de escavações para o Senhor George Herbert Carnarvon , a Primeira Guerra Mundial atrasou o trabalho de Howard Carter, em 1914.
Lorde Carnarvon possuía uma das mais valiosas coleções de artefatos egípcios privadas. Ele viria a descobrir seis túmulos no Vale dos Reis, na Cisjordânia em Luxor . Mas Carter tornou-se obcecado em encontrar o túmulo de um faraó bastante desconhecido chamado Tutankhamon , e ano após ano, procurou em vão por esta tumba do faraó perdido.
Na verdade, Lorde Carnarvon estava ficando frustrado com os esforços de Carter, e em 1922, lançou um ultimato ao egiptólogo que esta seria sua última temporada de financiamento. Confiante em seu eventual sucesso, em 01 de novembro de 1922, Carter começou a cavar para sua última temporada e três dias depois descobriu a escadaria ao túmulo de Tutankhamon. Depois de escavar até os blocos de gesso do túmulo, em quatro horas em 26 de novembro de 1922, Howard Carter rompeu e fez um dos mais do século 20 descobertas surpreendentes . Levaria mais dez anos só para catalogar os artefatos a partir deste túmulo um, que estão atualmente no Museu Egípcio de Antiguidades no Cairo, embora eles estão programados para serem movidas no futuro próximo." (Fonte:http://noticias.portalbraganca.com.br/tecnologia/315-google/7763-google-homenageia-howard-carter-com-doodle.html)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário