Origem do Dia dos Namorados
A data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia 13, Dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo portugês casamenteiro. Santo Antônio também é conhecido como protetor dos noivos, e é tradição em Lisboa celebrar um casamento coletivo no dia 13 de Junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.
Há muitos anos atras, era comum no Brasil, que as moças desesperadas para encontrar um marido acabavam tirando o bebê dos braços das estátuas de Santo Antônio, e prometiam que só iam devolver o bebê depois que encontrassem um marido.
Era comum também, e muitas pessoas ainda fazem hoje em dia, que as jovens colocassem a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo, e só mudariam a posição quando Santo António lhes arranjasse marido. Estes rituais eram geralmente feitos na madrugada do dia 13 de Junho.
No Brasil, a data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória conheceu o Dia de São Valentim no Exterior e trouxe a mesma idéia para o Brasil, porém adaptada, e desde então passou de uma data apenas comercial, para uma data romântica e de comemoração.
SONETO DOS NAMORADOS
José Neres
Dizem que o amor fora de moda está.
Será brega suspirar pelos cantos?
Ou, de feliz, derramar doces prantos
ao beijar a amada ao som do luar?
E será vergonha de amor falar?
E tremer e gaguejar só de espanto
quando ela surge como por encanto
pra dizer que te viu no seu sonhar?
Não... Não façamos do amor mil tormentos
Cada gota de amor são sentimentos,
são beijos que respiram emoções.
Se beijar é só os lábios encostar,
o amor é muito mais que beijar
amar é o cruzar de dois corações.
(Do Livro Negra Rosa e Outros Poemas)
Feliz Dia dos Namorados....
Nenhum comentário:
Postar um comentário