Se existe um prato que é quase uma unanimidade nacional na aceitação é a pizza. E sempre que falamos nela, lembramos dos italianos. Mas não foram eles que inventaram essa delícia, nem ela surgiu com as características que conhecemos: massa fina, molho de tomate, queijo derretido, recheio e uma pitada de orégano por cima.
Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea”, daí o nome pizza .
Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com o tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa, mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita.
Na seqüência, padeiros mais criativos começaram a inovar e colocaram na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes da região.
A fama de Nápoles correu o mundo e, assim, surgiu a primeira pizzaria: a Port'Alba. Ela era um grande ponto de encontro de artistas da época. Entre eles, estava Alexandre Dumas, que até mesmo citou em uma de suas obras algumas variações da pizza. Por muito tempo, ela era vendida em padarias e barracas de rua e consumida no café da manhã. De Nápoles para o resto do mundo foi “um pulo”, pois os imigrantes a levaram para vários países e a popularizaram.
Ela chegou aos EUA, assim como ao Brasil, por intermédio dos imigrantes italianos. Por muito tempo, só se encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas. Hoje, essa famosa delícia está em qualquer lugar das cidades.
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, desde 1985, em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.
Aproveitando o ensejo, segue abaixo uma receita publicada em um dos blogs que eu sigo:
Receita de mini pizza:
Ingredientes:
1 kg de trigo
1 colher de sopa de açúcar;
1 colher de chá de sal;
2 colheres de fermento em pó;
1 copo de óleo;
Leite morno até dar ponto.
Esta receita rende 30 mini pizzas.
Modo de fazer
É muito simples. De preferência faça sobre uma superfície de mármore para não grudar. Misture o trigo, o sal, o açúcar , o óleo e o fermento em pó. Após misturar um pouco, acrescente um pouco de leite e amasse. Continue acrescentado o leite e vai amassando até que a massa não grude mais em suas mãos; esse é o ponto que queremos. Vá jogando farinha de trigo em uma superfície lisa e divida a massa em 30 porções (bolinhas) mais ou menos do mesmo tamanho. Abra as massas na superfície enfarinhada, agora é só você usar a sua imaginação e cobrir as mini pizzas com uma cobertura de sua preferência e assar.
Se preferir, você pode congelar a massa para usar outro dia. Faça o seguinte: asse somente as massas das pizzas sem o recheio,não deixe dourar, depois de assada deixe esfriar coloque o recheio embale em papel próprio para embalar e congele, pode ficar até uns 30 dias congelada, na hora de assar descongele-as antes.
(Fonte: http://leiaisso2.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-06-02T09:23:00-03:00&max-results=15)
Então... Bora lá comemorar esse dia!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário