quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Baleias ME emocionam

Agora pela manhã minha irmã me pediu que opinasse em um texto que ela havia escrito para um trabalho da escola. A proposta era que os alunos lessem o texto "Baleias não me emocionam" de Lya Luft e redigissem uma dissertação crítica, na posição de ambientalistas. A professora Rose Schio merece os parabéns, ótima proposta para o desenvolvimento do senso crítico dos jovens!

Partindo disso, li o texto de Lya Luft e brevemente redigi minha opinião e apresentei à minha irmã, e agora deixo aqui registrada e vos apresento abaixo:

Tudo que foi citado são problemas de mesma origem
se o ser humano não deixasse sua ancestralidade para traz, se não resolvesse viver pelo dinheiro, pela ganância, pela soberba, nenhum dos problemas existiria.
Mas, acredito que, a infelicidade maior foi dizer que a vida das baleias vale menos que a vida dos humanos
O que nos faz melhor que eles?
O que nos faz tão mais importantes?
A sociedade é hipócrita.
Essa é a verdade.
Se todos vivêssemos, bem como tu citou, como nossos irmãos indígenas, em comunhão ao meio ambiente,
em união com todos os seres,
mantendo o equilíbrio de vida planetário
nosso futuro era certo e não haveria os problemas que assolam a humanidade hoje.
O que o mundo precisa é de uma mudança de consciência, uma retomada de princípios e valores.
Aí, não precisaremos comparar baleias e seres humanos (em conversa pelo facebook, com Bruna Cristina de Vargas, enviado às 10h45min de hoje)

Este: http://veja.abril.com.br/250804/ponto_de_vista.html é o link para o texto da Lya Luft, se quiserem apreciar e, quem sabe, apresentar também uma opinião.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

A pessoa certa é a que está ao seu lado nos momentos incertos

A pessoa certa é a que está ao seu lado nos momentos incertos

O empresário certo é o que investe em seus funcionários nos momentos incertos; o funcionário certo é o que aposta na empresa nos momentos incertos; os colegas certos são os que permanecem lutando, junto com você, nos momentos incertos; o amor certo é o que está ao seu lado, chova ou faça sol, nos momentos incertos.

Pablo Neruda disse certa vez:
a pessoa certa é a que está ao seu lado nos momentos incertos.
E isso faz toda a diferença do mundo, já que a vida é repleta de momentos incertos.
Nos momentos de sua vida nos quais tudo está indo bem e dando certo, as pessoas erradas se aproximam.

Você não as notará, porque está tudo certo.
Verá o melhor delas, porque está tudo certo.
Gostará mais delas, porque está tudo certo. Será mais fácil de iludir você, sua empresa, departamento ou até toda a sua família, amigos e colegas, porque está tudo certo.

Como um cruzeiro em um iate, todos nós sofremos uma certa dose de "ilusão das férias de verão" quando conhecemos alguém, seja na vida profissional ou pessoal, com a qual só experimentamos momentos de calmaria, de festas, baladas e alegria.

Momentos muito bons, mas nos quais é impossível separar o "joio do trigo". Momentos nos quais só vemos o melhor ângulo da personalidade de uma namorada (ou namorado), um funcionário, um sócio, um parceiro. Temos, portanto, uma visão perigosamente mono dimensional.

Muitos casamentos acabam, quando marido e mulher, descobrem que a personalidade da outra pessoa é muito mais complexa do que podia ser visto durante a fase de namoro e noivado - especialmente quando aquela fase não ofereceu "crises" para testar o casal. Os dois só viram o "trigo", antes do casamento, descobrindo o "joio" depois.

Sim, há casos em que o joio é visto bem antes, mas alguns de nós fazemos questão de fingir que não estamos vendo nada, ou acreditamos na fantasia de que depois essa pessoa mudará...

Quantas pessoas que você considerava "grandes amigos", não se afastaram imediatamente, assim que você perdeu aquele emprego? Sim, é impossível avaliar amigos, colegas, funcionários e amores sem o teste das crises.

Para conhecer realmente essa pessoa, você tem que observa-la quando o iate entrar em uma tempestade gigantesca no meio do oceano, quando o navio estiver sob risco de afundar, e um grupo de piratas começarem a destruir tudo e invadir a nau.

Neste momento, você verá, de modo cristalino, quem é que corre para os botes salva-vidas esquecendo-se completamente de você, da empresa ou do projeto, e quem está com você até o fim -seja este fim qual for.

Por isso, antes de julgar alguém pelo belo sorriso em um dia de sol, veja se o sorriso ainda está lá, mesmo que haja lágrimas em um dia de chuva.

Como explicou Pablo Neruda:
A pessoa certa é a que está ao seu lado nos momentos incertos.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Necessidade difícil de entender?

"O que está, finalmente, em jogo com a questão climática? Estão em jogo duas práticas em relação à Terra e a seus recursos limitados. Elas fundam duas eras de nossa história: a tecnozóica e a ecozóica.

Na tecnozóica se utiliza um potente instrumental, inventado nos últimos séculos, a tecno-ciência, com a qual se explora de forma sistemática e com cada vez mais rapidez todos os recursos, especialmente em benefício para as minorias mundiais, deixando à margem grande parte da humanidade. Praticamente toda a Terra foi ocupada e explorada. Ela ficou saturada de toxinas, elementos químicos e gases de efeito estufa a ponto de perder sua capacidade de metabolizá-los. O sintoma mais claro desta sua incapacidade é a febre que tomou conta do Planeta.

Na ecozóica se considera a Terra dentro da evolução. Por mais de 13,7 bilhões de anos o universo existe e está em expansão, empurrado pela insondável energia de fundo e pelas quatro interações que sustentam e alimentam cada coisa. Ele constitui um processo unitário, diverso e complexo que produziu as grandes estrelas vermelhas, as galáxias, o nosso Sol, os planetas e nossa Terra. Gerou também as primeiras células vivas, os organismos multicelulares, a proliferação da fauna e da flora, a autoconsciência humana pela qual nos sentimos parte do Todo e responsáveis pelo Planeta. Todo este processo envolve a Terra até o momento atual. Respeitado em sua dinâmica, ele permite a Terra manter sua vitalidade e seu equilíbriio.

O futuro se joga entre aqueles comprometidos com a era tecnozóica com os riscos que encerra e aqueles que assumiram a ecozóica, lutam para manter os ritmos da Terra, produzem e consomem dentro de seus limites e que colocam a perpetuidade e o bem-estar humano e da comunidade terrestre como seu principal interesse.

Se não fizermos esta passagem dificilmente escaparemos do abismo, já cavado lá na frente."
Leonardo Boff – http://leonardoboff.com/

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Um pouco de mim...

Já não é a primeira vez que uso o blog convertendo minha energia em palavras escritas, e aqui vamos nós mais uma vez...
É duro chegar aos 24 anos e perceber que tudo aquilo que seus pais viviam dizendo, era verdade. Aí a gente descobre que vivência é mais importante que qualquer sentimento e que, por mais que você ache que está com toda a certeza do mundo, de uma hora para outra tudo muda, e o que já estava escrito acontece, e sempre será assim.
Sempre digo que o problema mundial, planetário e universal, é que o ser humano perdeu sua maior característica, a humanidade, e com o passar do tempo a história apenas se confirma. A pessoa cresce em um mundo perfeito, quase que um conto de fadas, mas mais próximo da realidade, e em algum momento na vida, de vez, descobre que viveu uma mentira, que as poucas verdades que eram apresentadas para ela, foi o que ela optou por deixar para trás. Essa mesma pessoa tem como ideal de vida, ou como princípio, que mudar o mundo é possível, que as pessoas precisam perceber isso, aí ela confia demais, acredita demais, e quebra a cara.
O mundo perfeito se desfaz, a história lindíssima se corrói, e tudo que ela ouviu um dia que iria acontecer, realmente acontece. E o caminho que ela estava tentando trilhar de forma correta e tranquila apresenta uma imensa parede a ser escalada, e será com a forma dela enxergar as coisas, com a capacidade dela lidar com tudo isso, que dirá como ela alcançará o topo.

Nos meus 12 anos de escoteira, aprendi diversas técnicas de orientação e sobrevivência, porém, não nos ensinam a reconstruir uma vida. Não nos ensinam a juntar os cacos e colar, tentando criar a verdadeira história.
Mas, o escotismo me ensinou a ser forte, a superar, a me erguer, e a acreditar. Um novo mundo é possível SIM. A mudança tão necessária nas pessoas vai acontecer. Não se pode perder a esperança.  Confiar é necessário. Mas, dessa vez, vamos aos poucos, puxamos o freio agora. É injusto uns pagarem pelos outros, com certeza é, mas mais injusto são duas pessoas pagarem e sofrerem por uma mesma história, uma mesma mentira, contada duas vezes. O tempo se encarrega de derrubar as máscaras.


Seguimos...

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Oração Kahuna Do Perdão

"Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei AGORA alguns momentos para “perdoar”.

A partir deste momento, eu perdoo todas as pessoas que, de alguma forma, me ofenderam, me machucaram ou me causaram alguma dificuldade desnecessária.

Perdoo sinceramente quem me rejeitou, me entristeceu, me abandonou, me humilhou, me amedrontou ou me iludiu.

Perdoo, especialmente, quem me provocou, até que eu perdesse a paciência e acabasse reagindo agressivamente, para depois me fazer sentir vergonha, culpa, ou simplesmente, sentir inadequada.

Reconheço que também fui responsável por estas situações, pois muitas vezes confiei em indivíduos negativos, escolhi usar mal minha inteligência e permiti que descarregassem sobre mim suas amarguras, suas histórias, seus traumas e seu mau humor.

Por tempo demais suportei tratamento indigno, humilhações, medo, grosserias e desamor, perdendo muito tempo e energia, na tentativa de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.

Agora, me sinto livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com pessoas e ambientes que me diminuem e, principalmente, destas pessoas que se sentem incomodadas com a minha presença e a minha luz.

Iniciei, agora, uma nova etapa na minha vida em companhia de gente mais positiva, cheia de boas intenções, gente amiga, que se preocupa em ser saudável, alegre, próspera e iluminada. Gente preocupada em melhorar a qualidade de vida – não só a nossa, mas de todo o planeta.

Queremos compartilhar sentimentos nobres, aprendendo uns com os outros e nos ajudando mutuamente, enquanto trabalhamos pelo nosso progresso material e nossa evolução espiritual sempre procurando difundir nossas ideias de unidade, de paz e de amor.

Procurarei valorizar sempre todas as conquistas que fiz e o amor que tenho em mim, evitando todas queixas desnecessárias, que me seguram nesta frequência, de onde já consegui sair.

Se, por um acaso, eu tornar a pensar nestas pessoas com quem ainda tenho dificuldade de convivência, lembrarei que elas todas já estão perdoadas.

Embora eu não me sinta na obrigação de trazê-las novamente para minha intimidade, eu o farei, se elas demonstrarem interesse em entrar em sintonia.

Agradeço pelas dificuldades que elas me causaram, pois isso me desafiou e me ajudou a evoluir, do nível humano comum, a um nível de maior amor e compaixão, maior consciência, em que procuro viver hoje.

Quando eu tornar a lembrar destas pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas qualidades e também liberá-las, pedindo ao Criador que também as perdoe, evitando que elas sofram pela lei de causa e efeito, nesta vida ou em outras.

Também compreendo as pessoas que rejeitaram meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito de cada um, não poder ou não querer corresponder ao meu amor.

 (Fazer uma pausa e respirar profundamente por algumas vezes para acumular energia)

Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma consciente ou inconsciente, magoei, prejudiquei ou fiz sofrer.

Analisando o que fiz ao longo da minha vida, sei que minhas intenções foram boas, embora nem sempre tenha acertado e que, estas coisas que fiz de bom, são suficientes para resgatar a dor do meu aprendizado, ainda deixando um saldo positivo ao meu favor.

Sinto-me em paz com minha consciência e, de cabeça erguida, respiro profundamente………. prendo o ar………… e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao meu EU SUPERIOR.

*Ao relaxar, minhas sensações revelam que este contato foi estabelecido.

Agora, dirijo uma mensagem de fé, ao meu EU SUPERIOR, pedindo orientação, proteção e ajuda para a realização, de um modo acelerado, de um projeto muito importante que estou mentalizando e para o qual estou trabalhando com dedicação e amor. ( citar o projeto ) e que será, com certeza, para o bem maior de todos os envolvidos.

Também peço que minha fé seja firme e que eu possa, cada vez mais, tornar-me um canal, uma conexão permanente com os Seres de Luz, desenvolvendo todos os potenciais que possam facilitar esta comunicação. Que eu perceba todas as respostas às minhas perguntas e dúvidas, reconhecendo os sinais claros que estiver recebendo, sempre protegida e amparada pelo Universo.

Agradeço, de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e me comprometo a retribuir trabalhando para o bem do próximo, para sua alegria, seu bem-estar, atuando como agente catalisador de harmonia, entendimento, saúde, crescimento, entusiasmo, prosperidade e auto realização.

Tudo farei sempre em harmonia com as leis da natureza e com a permissão do nosso Criador eterno e infinito que sinto como único poder real, atuante dentro e fora de mim.

Assim seja e assim será."