Já se percebem sinais de que, nos próximos tempos, a vida necessariamente deverá ser mais leve. Estruturas pesadas deverão dar lugar para algo menos exigente. nova consciência parece sinalizar para uma vivência com menos materialismo e mais sensibilidade. Não é tarde e nunca será tarde. Tomara que tal decisão encontre acolhida na maior parte da humanidade. Somente assim será possível ser humano de fato.
As estruturas existem porque pessoas permitiram ou planejaram. Perpetuação de modelos é questão de escolha. o que está aí não veio do nada. Foram apostas ou alternativas que se instalaram e passaram a direcionar a vida. Hoje, em tempos de mudanças, mesmo que timidamente, há indícios de que o cansaço é grande e que será necessário fazer novas opções. Os dias estão passando e, cada vez mais, o peso das ocupações e preocupações parece não dar trégua. Um amanhã diferente continua sendo sonhado, embora pareça distante. Todos necessitam de uma vida mais leve. De nada adianta ser esperto nos negócios, avolumar quantidades, ultrapassar limites, sendo que, logo adiante, o imprevisto acena para o precipício. Correr atrás da recuperação da saúde talvez seja tarde. Reconstruir laços sonhados até a eternidade poderá não ser mais possível. Quando a vida não é leve, as perdas são grandes. A história está repleta de exemplos. Poucos exercitam a consciência. A comodidade é a atitude mais cômoda.
Tenho encontrado pessoas "pesadas" pelo mau humor, rancor e descrença. Há as que se tornam demasiadamente "obesas" por causa da inveja e da soberba. A ganância também tem alterado o "peso" de muitas pessoas, que nem percebem as deformações. Facilmente se acostumam com um modo de vida, sem perceber que é quase insuportável para os outros. Uma vida mais leve supõe harmonia interior, capacidade de administrar quantidades, tempo adequando circunstâncias. Ritmo em sintonia com o pulsar da vida, que tão bem sabe conjugar intensidade com equilíbrio. Isso é sabedoria transformada em alegria. Viver sem perder a essência. Velocidade equacionada pela liberdade de ser e sonhar a partir da essência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário